terça-feira, 26 de março de 2019

Minha rotina como Au Pair


Bonjour! Várias pessoas lindas estão me mandando perguntas sobre como funciona a rotina de um Au Pair, quais são as tarefas, horas de "trabalho", days-off e afins. Tudo isso depende da família, do que ela precisa e da agência/plataforma pela qual você se candidatou como Au Pair. No meu caso, como já mencionei aqui no blog (link), não fui por agência, então todo o processo é bem informal, não havendo contrato e nem nada registrado em papel quanto a meus direitos e deveres. No segundo dia em que estive na casa dos Florios, minha mãe Au Pair, Steph, me apresentou um planning com tudo o que devo fazer durante a semana de forma bem detalhada. Fiquei bem contente quando vi esse planning, pois às vezes posso ser bem esquecida, então ter tudo escrito em papel facilita minha vida hehe.

Basicamente, o que devo fazer durante a semana é: acordar os meninos e ajudá-los a se arrumarem para escola (não preciso fazer café da manhã, pois eles são bem independentes); fazer tarefas domésticas leves, como arejar a casa, organizar o quarto das crianças, dar uma varridinha, colocar roupa para lavar/secar, ir no supermercado se necessário, etc; preparar as refeições da semana. Daí tenho um free time das 10h às 16h para fazer o que der na telha: ficar em casa fazendo nada, explorar a cidade, procurar um emprego, estudar. Volto a "trabalhar" e vou pegar os meninos na escola; dou um lanchinho e coloco todo mundo para fazer os temas; brinco com eles; sirvo a janta; ajudo eles no banho e dou beijinho de boa noite ♡

Os horários de cada tarefa estão bem estabelecidos, mas não sou obrigada a executá-las dentro do horário descrito, ou seja, se pela manhã eu não quiser arrumar a casa, posso deixar para fazer isso de tarde, mas prefiro fazer tudo pela manhã, pois assim tenho a tarde livre para explorar a cidade. Ao longo da semana as atividades mudam um pouco, mas é basicamente a mesma coisa.

E QUANTO AOS FINAIS DE SEMANA?

Nos finais de semana, eu só tenho um dever como Au Pair: levar/buscar Lolo e Maël no treino de rugby. E depois disso? Bem, eu posso fazer o que quiser, seja relaxar, sair, viajar ou ficar com a família, o que gosto muito de fazer, pois sempre tenho um momento bom come eles. Quando estou com a família fora do meu horário de "trabalho", é óbvio que ajudo eles com as crianças e a casa, pois um Au Pair é como um integrante da família, ou seja se alguém me pedir uma ajuda com as crianças, ou pedir que eu vá no super comprar algo, obviamente acatarei, pois quero ajudá-los e estar presente. Na minha opinião, um Au Pair que pensa "não estou mais trabalhando, me deixa em paz" não está preparado para ser esse tipo de programa, que envolve muita troca cultural em ambiente familiar.




Se estou gostando da experiência? Sim! Mas segundo minha mãe Au Pair, eu só estou gostando pois é a segunda semana, e que depois de um tempo eu vou começar a me estressar como qualquer membro da família haha. E se isso acontecer, tudo bem, pois relação familiar é assim mesmo, e não existe mar de rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo