sábado, 27 de julho de 2019

O que dizer sobre as palavras?


Ao longo do dia me deparo com muitas palavras enquanto leio, escuto, falo, escrevo e penso. A vida é tão corrida e temos tantas prioridades, metas e expectativas a cumprir, que não nos damos o devido tempo para respirar e refletir sobre essas palavras que nos cercam e que, por vezes, nos moldam. Creio que alguns diriam "eu não tenho tempo para essas besteiras", e então eu me pergunto quanto ao significado de palavras simples como "eu", "tempo" e "besteira".

Se fizermos uma rápida pesquisa no Google, obteremos definições e conceitos já estabelecidos quanto a palavras que conhecemos - ou que achamos que conhecemos - mas será que é isso mesmo? Somente pelo fato de encontrarmos uma definição em dicionários conceituados, automaticamente compramos seu ilusório significado, e não nos damos ao luxo (acredite, é um luxo!) de refletirmos sobre o que conhecemos sobre tais palavras. Portanto, o que é besteira? Pesquisando no dicionário online Michaelis, obtive a seguinte definição:


Bom, ok, conheço agora o significado de besteira segundo o dicionário Michaelis, porém o que eu tenho a dizer quanto a essa palavra? O que você tem a dizer sobre isso? O que é besteira para mim, pode ser extremamente relevante na cultura de uma tribo indígena desconhecida, isso se essa tribo reconhece o conceito de besteira. Que imagens minha mente reproduz quando penso nisso? Que anedotas eu poderia contar somente por pensar nessa palavra? Então vários questionamentos começam a estourar ao redor da minha cabeça como pipoca no microondas - e talvez isso seja besteira para você.

Tendo em mente a minha vontade de desenrolar o que entendo quanto a palavras do dia-a-dia, pedi nos stories do meu insta (@mandmoresco) palavras que iniciassem com cada letra do alfabeto, inclusive de outras línguas. Resultado? Ontem de noite, comecei a refletir sobre a primeira palavra da lista e adormeci me debulhando em lágrimas haha (rindo de nervosa). Já tenho comigo uma lista das palavras que escrutinarei nas próximas postagens, mas se você quiser deixar nos comentários alguma palavra do seu interesse, fique à vontade pois a lista está aberta a modificações. Possivelmente, tirar um tempo do dia para se perder em devaneios e refletir sobre palavras do cotidiano não seja algo essencial em sua vida, mas fico me perguntando: o que é essencial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo