segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Borra de café, esfoliação e minimalismo


Quem bem conhece meu blog, sabe que não falo sobre temas como cosméticos, beleza, moda e afins - apesar das várias mudanças de nicho que esse espaço já sofreu hehe. Mesmo assim, quis muitíssimo compartilhar minha experiência em ter esfoliado meu rosto com borra de café, e não meramente tratando do assunto beleza em si, mas trazendo uma reflexão que vai além disso.

Já faz um tempo que venho vivenciando e aprendendo sobre minimalismo como estilo de vida, e desfrutando das delícias de uma vida simples, clara, organizada, onde o menos é sempre mais. Obviamente, não foi da noite para o dia que consegui chegar onde cheguei - e sei que ainda tenho muito para aprender. Passinho a passinho, fui me conscientizando sobre e mudando a forma como compro, como acumulo, minha alimentação, meu armário e, consequentemente, minha organização e paz de espírito.

Quando resolvi explorar esse caminho minimalista (sem volta), notei que fomos ensinados a consumir a indústria, deixando de lado, ou mesmo desvalorizando o conhecimento de nossas ancestrais, que tanto poderiam nos ensinar sobre os encantamentos da natureza e como dela usufruir de forma consciente. Infelizmente, somos ensinados a valorizar o produto mais caro, fazendo uma relação direta e incoerente quanto a preço e qualidade e, como presas ingênuas, caímos nessa armadilha, e nela vivemos durante longos anos de nossas vidas, achando que sempre estivéramos livres.


Há alguns dias atrás, percebi que meu rosto precisava de uma esfoliação e logo pensei "hmm, tenho que ir à farmácia comprar algum produto para fazer isso", até que rapidamente voltei para a realidade e pensei "por quê?". Por que tenho que desperdiçar gastar meu dinheiro com algum produto de uma marca bacana, em algum recipiente bem desenhado e atraente, cujo rótulo diz "esfoliação", contudo, cujos ingredientes não consigo ao menos pronunciar? O que são todas aquelas substâncias com as quais não me familiarizo? Eu realmente preciso delas para realizar uma esfoliação? O que é uma esfoliação? E eis que começo a pensar no meu consumo de forma consciente.

Uma esfoliação trata-se, de forma simples, da remoção de células mortas de nossa pele, e acredito que não preciso pagar caro por isso, inclusive, acredito que não preciso gastar dinheiro algum para tanto, e é por isso que a borra de café tem sido uma ótima solução para minha pele, meu bolso e para o meio-ambiente :)

Tenho um ritual matinal que, em parte, herdei de minha mãe: passar café assim que levanto. E como tratei no post Fragrâncias e o ritmo natural das coisas, prezo preparar café como uma forma de me conectar comigo mesma, respeitar o tempo e manter a mente plena. E veja que mágico: além de apreciar café todas as manhãs, a borra dessa bebida me concede um esfoliante maravilhoso, estritamente natural e gratuito.

COMO REALIZO ESFOLIAÇÃO COM BORRA DE CAFÉ

É bem simples! Depois que a borra esfriou, deposite-a em um recipiente, molhe um pouquinho (só para criar uma liga e melhor deslizar pelo rosto) e espalhe pela face vagarosamente e sem friccionar, e esse é um cuidado extremamente importante na hora de realizar a esfoliação, senão você pode machucar esse seu rostinho precioso. Tome cuidado também na hora de remover a borra. Para tanto, eu faço a esfoliação antes de entrar no banho, assim a água da ducha escorre o café gentilmente - e evita sujeira na pia do banheiro.

O mais interessante é que uma vez que você abraça essas pequenas atitudes, o processo se torna naturalmente uma reação em cadeia, fazendo com que você reflita sobre outras pequenas ações que possam ser tomadas futuramente. E quando você menos esperar, olhará para trás e perceberá o quanto já mudou e o quanto ainda quer mudar.

Um comentário:

  1. Inclusive, eu estava até pensando em comprar umas máscaras ali em uma loja, mas depois desse post fiquei tentada a usar sua esfoliação. Obrigada pelo sentimento expresso.
    PS: teu blog é lindoo

    www.cleicefeitosa.com.br

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo